O Projeto de Agrimensura Integrada (PAI) acontece anualmente no início do semestre de verão para o terceiro e quarto semestres do Bacharelado em Agrimensura e Geoinformática. Durante duas semanas, o que foi aprendido até o momento é aplicado e experimentado em um projeto prático abrangente. Para os estudantes, o PAI é o ponto alto de seus estudos. Neste ano, estudantes brasileiros também marcaram presença.
Durante duas semanas, a sala de aulas são transferidas do HFT Stuttgart para a floresta de Odenwald, perto de Walldürn, para o Projeto de Agrimensura Integrada. Durante o projeto, os estudantes devem registrar informações e elaborar mapas de um parque eólico e efetuar o montoramento estrutural das turbinas eólicas. Tudo o que os alunos aprenderam sobre topografia e geoinformática até o 3º e 4º semestre é demandado aqui: Desde a criação de um referêncial, a criação de um mapa a partir de levantamentos topográficos, até a medição para fins de monitoramento e a aplicação de vários métodos de medição e instrumentos de medição.
Este primeiro e extenso teste prático tem sido o ponto alto do curso há anos:
“Experimentar tudo o que você aprendeu em um ambiente descontraído, trabalhar em um projeto juntos em grupo, desfrutar da natureza no belo Odenwald e terminar a noite depois do trabalho junto com os colegas.”.
Um destaque deste ano foi a visita de estudantes de engenharia cartografica e agrimensura da UFPR do Brasil. Como parte de um programa de intercâmbio do DAAD, eles participaram do IVP na segunda semana e trabalharam na tarefa do projeto junto com os alunos do HFT. Isso possibilitou uma percepção mútua sobre os respectivos métodos de trabalho e um intercâmbio sobre as diferenças ou semelhanças na vida estudantil.
No final da prática IVP, houve uma visita guiada a uma turbina eólica, uma visita à caverna de estalactite de Eberstadt e uma ótima noite de churrasco no alojamento comum, o albergue da juventude em Walldürn.
Já estamos ansiosos para a próxima palestra ao ar livre em março de 2025!
Durante as duas semanas de pesquisa, estivemos intimamente ligados à natureza, vivenciamos encontros fascinantes com diferentes animais e trocamos ideias culturais com os estudantes brasileiros.
Através deste exercício, aprendi como é importante combinar diferentes áreas de topografia para criar produtos complexos, como plantas de terreno, modelos digitais de terreno e um pequeno monitoramento (monitoramento estrutural). Mas, além do trabalho técnico, a diversão também estava claramente em primeiro plano. Tivemos a oportunidade de desenvolver completamente livremente e fomos autorizados a experimentar uma grande variedade de dispositivos e sistemas para alcançar nossos objetivos. Como grupo, nos aproximamos e nos divertimos muito juntos.
O projeto foi particularmente enriquecido pelo apoio de nossos colegas brasileiros de Curitiba. O intercâmbio regular nos permitiu aprender mais sobre sua cultura e ampliar nossos próprios horizontes. O ponto alto da excursão de duas semanas foi, sem dúvida, a fantástica noite de churrasco, onde pudemos não só desfrutar de deliciosas comidas, mas também conhecer melhor a cultura gastronômica brasileira.
No geral, a excursão foi um sucesso completo para mim. Não só aprendi algo novo profissionalmente, mas também fiz novas amizades internacionais que me enriquecerão e continuarão a me acompanhar.
Bachelor Vermessung & Geoinformatik
15. April 2024Von Jörg Hepperle (joerg.hepperle@hft-stuttgart.de)
Tardução livre: Jorge Centeno/UFPR
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