Menu

Ano letivo 2025

Atualizado em 23 de janeiro de 2025, às 09h01.

Calendário Geral: RESOLUÇÃO Nº 19/24-CEPE (geral): Estabelece o calendário acadêmico dos cursos de graduação e educação profissional e tecnológica da Universidade Federal do Paraná para o ano letivo de 2025 (disciplinas de 15 a 18 semanas no semestre).

CALENDÁRIO 2025 – 1º SEMESTRE

Atenção, a solicitação de matrícula é realizada pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA):

ONDE?
https://siga.ufpr.br/siga/
ATÉ QUANDO?
Dia 21/02 a 25/02.

OBS 1: O aluno pode se matricular em até 480 horas de disciplinas, não havendo distinção entre obrigatórias e optativas, desde que não exista conflito de atividades síncronas. A disciplina de projeto final (210h) entra neste limite de horas. A disciplina de estágio obrigatório (180h) não entra nesta contagem.

OBS 2: Após a solicitação de matrícula, o SIGA atualiza a posição do aluno nas vagas da turma, automaticamente, conforme os critérios de prioridade nas vagas previstos na Resolução nº 37/97-CEPE.
Mesmo que não consiga a vaga, é importante manter a solicitação, pois assim a coordenação tem acesso a lista de espera de interessados para cada uma das turmas, para negociar aumentos de vagas com os departamentos e preencher vagas de desistentes.

OBS 3: Caso tenha problemas de acesso no SIGA, é possível atualizar o e-mail de recuperação de senha, para isto entre em contato com a coordenação por e-mail (carto@ufpr.br).


Para novos alunos do curso: SEMANA DE RECEPÇÃO DAS CALOURAS E DOS CALOUROS DE 2025, de 10 a 14 de março. clique aqui para ver a programação


Para solicitação de matrícula em Projeto Final:
A solicitação será feita pelo preenchimento do FORMULÁRIO – PROJETO FINAL com a proposta do projeto e consentimento do professor(es) orientador(es), e enviados para o email (carto@ufpr.br) até o dia 15 de Março 2025

A matricula em projeto final está condicionada ao fato do(a) aluno(a) ter vencido todas as outras disciplinas necessárias para conclusão do curso, ou ter neste período letivo matrícula em todas as disciplinas que lhe faltam para concluir o curso, sem ultrapassar o limite máximo de carga horária no semestre que é de 480 horas em disciplinas matriculadas.

Confira o Regulamento de TCC.

A matricula em Projeto Final será feita manualmente pela coordenação

Maiores detalhes do desenvolvimento do projeto final e a da apresentação das AFC (atividades formativas complementares) serão encaminhados aos alunos cujas matriculas forem efetivadas.


Para solicitação de quebra de pré-requisito e/ou correquisito:
Prazo de solicitação: até 14 de março, às 12h00min.

Procedimentos do aluno:
– O aluno deverá enviar a solicitação de Quebra de Pré-requisito por meio do preenchimento do formulário a seguir:

Link para envio da solicitação de quebra de pré-requisito

– O aluno poderá anexar outros documentos que achar pertinentes para a análise da solicitação.
– Para envio dos arquivos, em PDF, usar exclusivamente o link acima (é necessário estar logado na sua conta institucional @ufpr.br)

Procedimentos internos:
– A coordenação irá encaminhar os pedidos dos alunos para análise e emissão de parecer para o docente e/ou representante do departamento responsável
– A solicitação do aluno e o parecer do responsável da disciplina, serão apresentados e discutidos pelo Colegiado do Curso, que tomará a decisão final.

A matrícula só será efetuada mediante a aprovação do Colegiado do Curso e havendo disponibilidade de vagas.

>> verifique aqui os pré-requisitos de cada disciplina <<


Do cancelamento de matrícula 

A matrícula poderá ser cancelada pela/o própria/o estudante por meio do SIGA até a data de 06/05/2025, dispensada qualquer justificativa e desde que a nota e a frequência da disciplina ainda não estejam lançadas no SIGA.

Ao realizar o cancelamento no SIGA, este é feito automaticamente. O aluno pode verificar a efetivação do cancelamento consultando seu Histórico Escolar no SIGA.


Do desenvolvimento das atividades didáticas

É sempre importante consultar previamente os planos de ensinos, divulgados nesta página, para verificar como cada docente irá conduzir a disciplina.

Também é importante consultar quais as ferramentas tecnológicas que cada docente irá usar. Duas ferramentas serão amplamente empregadas que o aluno pode verificar as formas de acesso antecipadamente:

– UFPR Virtal:
https://ufprvirtual.ufpr.br/
Login inicial é CPF, com senha igual a data de nascimento DDMMAAA.
Problemas de acesso, consultar: Suporte UFPR Virtual

– Teams, do Office 365:
http://www.office.com
Login e senha iguais ao do email @ufpr.br.
Problemas de acesso, você pode recuperar a senha via intranet: https://intranet.ufpr.br/ ou consultar a AGTIC: suporte Office 365 


Das disciplinas ofertadas

Ensalamento 2024-2 (para disciplinas de exatas) Ensalamento 2024-2 (Para disciplinas do Setor de Ciencias da Terra) (não disponível para 2025)

Os planos de ensino estão sendo disponibilizados conforme aprovados pelos Departamentos no próprio SIGA.

Atenção: antes de solicitar matrícula, leia com atenção o plano de ensino da disciplina, para conhecimento das recomendações do docente, ferramentas utilizadas, prazos, formas de encontro, atividades, avaliações e controle de frequência, etc.

Universidade Federal do Paraná
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Universidade Federal do Paraná – Campus Centro Politécnico Edifício Profº Camil Gemael, Bloco CT, andar superior
81531-980 | Curitiba |
carto@ufpr.br
(41) 3361-3038 (indisponível)
Universidade Federal do Paraná
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Universidade Federal do Paraná – Campus Centro Politécnico Edifício Profº Camil Gemael, Bloco CT, andar superior
81531-980 | Curitiba |
carto@ufpr.br
(41) 3361-3038 (indisponível)

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais